Camaradas, após ter visto alguns amigos passando por apuros com seus Nivas decidi colocar aqui essa dica que serve para qualquer veículo automotivo.
O Niva, e muitos carros mais antigos, que ja passaram por mais de um proprietário possuem alguns fios desnecessários ou literalmente soltos, geralmente por conta de instalações antigas e precárias, principalmente por baixo do painel. Os circuitos elétricos (chicote e fiação), nesses casos, são pouco protegidos por fusíveis, em caso de um curto circuito pode incendiar o veiculo.
O fio em curto circuito esquenta em segundos derretendo o plástico isolante, ficando incandescente até se romper, liberando muita fumaça e provocando o princípio de incêndio. Uma chave geral de fácil acesso pode ajudar nestas situações...
Bem, o risco de um curto circuito em carros mais antigos é muito grande, principalmente naqueles que são TT, sujeitos à grandes vibrações e com isso rompimento de cabos, isolamentos, enfim o fechamento de um curto, no Niva ainda tem o agravante do cabo positivo que liga a bateria ao motor de arranque ficar muito próximo do coletor, uma área muito quente, casos de incêndio causado pelo derretimento deste cabo ao encostar no coletor e com isso o curto cirtuito já aconteceram e em alguns dos casos o Niva chegou a pegar fogo.
A instalação de uma chave geral ou chave de corte, conhecida também como chave torneira, ligada ao pôlo negativo da bateria, pode evitar acidentes deste tipo.
Em meu caso instalei sob o painel, próximo à coluna de direção, logo abaixo do cabo afogador, fácil de se alcançar, essa chave geral liga o fio terra da bateria à lataria. Desliga todo o sistema elétrico em caso de emergências, como curtos circuitos e evita a descarga acidental da bateria com o veiculo parado por um longo período. Permite também desligar facilmente a bateria para a realização de manutenção no sistema elétrico, com segurança.
Seria mais fácil colocar essa chave geral dentro do porta-luvas, entretanto se você estiver sozinho ficará um pouco longe para se alcançar, o importante, independente de onde for instalar, é que seja de fácil acesso e bem instalada.
ATENÇÃO: Nunca desligue a bateria com o motor funcionando, se o fizer correrá um grande risco de quimar o alternador e o regulador de voltagem, eles não possuem força suficiente para segurar o tranco sozinhos, jamais façam isso, o custo depois será alto.
Se alguém com mais conhecimento tiver o interesse em ajudar nesse tópico, por favor deixe o comentário.
Abraços,
Junior Scartezini
domingo, 30 de novembro de 2008
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