segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Troca dos Cilindro de Embreagem + Manutenção Corretiva

Bom dia Camaradas,

como a minha viatura vinha escorrendo (deixou de ser vazamento) o fluído da embreagem, tive que fazer a manutenção de urgência, o cilindro inferior já havia passado pelo processo de troca dos reparos, decidi trocá-lo por um novo e original, até aqui nada de novidades, o problema ocorreu no momento da execução do serviço, ao instalá-lo fui dar uma verificada na regulagem do pedal de embreagem, momento em que percebi que o cilindro superior também estava com vazamento, assim ao sangrar o sistema ele não agüentaria a pressão hidráulica, pra dificultar o serviço havia pedido um cilindro inferior original via sedex, assim teria que fazer um novo pedido e aguardar pelo cilindro superior para só assim concluir o serviço.

Evitando este entrave, resolvi fazer a adaptação, quase "pruguemprei", do cilindro de embreagem da F1000HSD argentina, fui à uma loja de auto peças e comprei-o da marca VARGA(TRW), se eu não me engano paguei R$ 83,00, a única adaptação para este cilindro é no cano que liga os dois cilindros, é necessário que você mande fazer um novo com uns 3 cm a mais de comprimento e um novo conector (nipple) que sirva na rosca do cilindro superior.

A instalação é tranqüila, aproveitei pra trocar as mangueiras que ligam os reservatórios aos cilindros de embreagem e freio, inclusive para dar uma geral no sistema hidráulico do freio, substituindo todo o fluído DOT3, por um novíssimo e limpo DOT4, melhorando ainda mais todo o sistema e evitando que prováveis sujeiras viessem a travar as pinças.

Quando fui fazer a sangria do freio ganhei mais uma surpresa, a coifa da Homocinética do lado direito estava rasgada, com facilidade troquei-a pela do Santana 2000, a maior surpresa esteve nos cubos, onde descobri que o tacanho que havia feito a troca esqueceu de colocar graxa apropriada, tacanho é tacanho, com a ajuda de um amigo com mais experiência desmontamos todo o sistema e engraxamos corretamente os cubos evitando o desgaste prematuro e ate mesmo que fundisse com o cubo devido à alta temperatura (já ocorrido anteriormente com outro rolamento instalado pelo mesmo tacanho).

Essa trabalheira foi boa, aproveitei pra ver que as homocinéticas estão ótimas, regulei o freio de mão que anteriormente não servia pra nada. Enfim valeu cada gota de suor e graxa por baixo da unha.

Agradecimentos ao amigo Chico Lada que me ajudou no processo, valeu parceiro!!!
Por enquanto é só pessoal.

Abraços e uma ótima semana para todos!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Velocidade do Limpador de Para-brisas, ou seria VAGAROSIDADE?

Saudações queridos amigos e camaradas,
chegando a temporada de chuvas, aumentam as lamas e conseqüentemente as trilhas e passeios,
mas vem também as preocupações com alguns itens de segurança das nossas viaturas russas.
Dentre estes esta o limpador de para-brisas, "ontonce" "ô trem dificir de lento sô!", costumeiramente o original é deveras lento, as vezes chega a não se mexer, indignado com isto e após passar um apuro debaixo de chuva, eu resolvi procurar o defeito dessa josta, sabendo que o motor original não estraga com facilidade acreditei que o problema pudesse ser no tal relê temporizador, e pra minha surpresa era isso mesmo.
Daí a solução do problema, basta eliminar o tal relê, o único inconveniente é que irá ficar com uma única velocidade, e ponha velocidade nisso, fica muito bom mesmo, bem eficiente, vale a pena experimentar, logo que é um procedimento reversível.
Fácil de se fazer.
Se houver dúvidas é só me chamar!
Abraços.

Junior Scartezini -
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