segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Troca dos Cilindro de Embreagem + Manutenção Corretiva

Bom dia Camaradas,

como a minha viatura vinha escorrendo (deixou de ser vazamento) o fluído da embreagem, tive que fazer a manutenção de urgência, o cilindro inferior já havia passado pelo processo de troca dos reparos, decidi trocá-lo por um novo e original, até aqui nada de novidades, o problema ocorreu no momento da execução do serviço, ao instalá-lo fui dar uma verificada na regulagem do pedal de embreagem, momento em que percebi que o cilindro superior também estava com vazamento, assim ao sangrar o sistema ele não agüentaria a pressão hidráulica, pra dificultar o serviço havia pedido um cilindro inferior original via sedex, assim teria que fazer um novo pedido e aguardar pelo cilindro superior para só assim concluir o serviço.

Evitando este entrave, resolvi fazer a adaptação, quase "pruguemprei", do cilindro de embreagem da F1000HSD argentina, fui à uma loja de auto peças e comprei-o da marca VARGA(TRW), se eu não me engano paguei R$ 83,00, a única adaptação para este cilindro é no cano que liga os dois cilindros, é necessário que você mande fazer um novo com uns 3 cm a mais de comprimento e um novo conector (nipple) que sirva na rosca do cilindro superior.

A instalação é tranqüila, aproveitei pra trocar as mangueiras que ligam os reservatórios aos cilindros de embreagem e freio, inclusive para dar uma geral no sistema hidráulico do freio, substituindo todo o fluído DOT3, por um novíssimo e limpo DOT4, melhorando ainda mais todo o sistema e evitando que prováveis sujeiras viessem a travar as pinças.

Quando fui fazer a sangria do freio ganhei mais uma surpresa, a coifa da Homocinética do lado direito estava rasgada, com facilidade troquei-a pela do Santana 2000, a maior surpresa esteve nos cubos, onde descobri que o tacanho que havia feito a troca esqueceu de colocar graxa apropriada, tacanho é tacanho, com a ajuda de um amigo com mais experiência desmontamos todo o sistema e engraxamos corretamente os cubos evitando o desgaste prematuro e ate mesmo que fundisse com o cubo devido à alta temperatura (já ocorrido anteriormente com outro rolamento instalado pelo mesmo tacanho).

Essa trabalheira foi boa, aproveitei pra ver que as homocinéticas estão ótimas, regulei o freio de mão que anteriormente não servia pra nada. Enfim valeu cada gota de suor e graxa por baixo da unha.

Agradecimentos ao amigo Chico Lada que me ajudou no processo, valeu parceiro!!!
Por enquanto é só pessoal.

Abraços e uma ótima semana para todos!!!

6 comentários:

Carlos disse...

Parabéns pelo excelente post e pelo blog!!
Abraços

Rodnei Medeiros disse...

Olá Amigo. Onde foi que vc encontrou o cilindro de embreagem da f1000 argentina? tb to precisando... rs
Vc está falando do cilindro atuador de embreagem nos pedais, correto?
Tem como fazer uma adaptação naprópria f100?
Valeu

Rodnei Medeiros disse...

Olá amigo, também estou com problemas no cilindro atuador da embreagem da F1000, aquele embaixo da pedaleira... Tem como fazer uma adaptação?
Abs

Junior Scartezini disse...

Olá Rodnei,

é o cilindro mestre da embreagem, justamente onde vai o pedal, vc precisa de qual, o mestre ou o auxiliar?
Onde mora?
Posso conseguir pra vc aqui e te mando pelos correios.

Abraços,

Junior Scartezini
maximusdf@gmail.com

Pesca & Parceria disse...

Olá amigo, tenho um Niva e gostaria de receber o telefone do Chico Lada.
meu e-mail: ranna@pescaeparceria.com.br

Anônimo disse...

olá niveiros de plantão o chico lada tá trabalhando na são marcos auto peças, no endereço seguinte; qno 11 conjunto p casa 13 ceilandia norte setor o o telefone de lá é 3374-1124quem precisar só entrar em contato