domingo, 30 de novembro de 2008

Instalando uma Chave Geral no NIVA

Camaradas, após ter visto alguns amigos passando por apuros com seus Nivas decidi colocar aqui essa dica que serve para qualquer veículo automotivo.

O Niva, e muitos carros mais antigos, que ja passaram por mais de um proprietário possuem alguns fios desnecessários ou literalmente soltos, geralmente por conta de instalações antigas e precárias, principalmente por baixo do painel. Os circuitos elétricos (chicote e fiação), nesses casos, são pouco protegidos por fusíveis, em caso de um curto circuito pode incendiar o veiculo.
O fio em curto circuito esquenta em segundos derretendo o plástico isolante, ficando incandescente até se romper, liberando muita fumaça e provocando o princípio de incêndio. Uma chave geral de fácil acesso pode ajudar nestas situações...

Bem, o risco de um curto circuito em carros mais antigos é muito grande, principalmente naqueles que são TT, sujeitos à grandes vibrações e com isso rompimento de cabos, isolamentos, enfim o fechamento de um curto, no Niva ainda tem o agravante do cabo positivo que liga a bateria ao motor de arranque ficar muito próximo do coletor, uma área muito quente, casos de incêndio causado pelo derretimento deste cabo ao encostar no coletor e com isso o curto cirtuito já aconteceram e em alguns dos casos o Niva chegou a pegar fogo.

A instalação de uma chave geral ou chave de corte, conhecida também como chave torneira, ligada ao pôlo negativo da bateria, pode evitar acidentes deste tipo.

Em meu caso instalei sob o painel, próximo à coluna de direção, logo abaixo do cabo afogador, fácil de se alcançar, essa chave geral liga o fio terra da bateria à lataria. Desliga todo o sistema elétrico em caso de emergências, como curtos circuitos e evita a descarga acidental da bateria com o veiculo parado por um longo período. Permite também desligar facilmente a bateria para a realização de manutenção no sistema elétrico, com segurança.

Seria mais fácil colocar essa chave geral dentro do porta-luvas, entretanto se você estiver sozinho ficará um pouco longe para se alcançar, o importante, independente de onde for instalar, é que seja de fácil acesso e bem instalada.

ATENÇÃO: Nunca desligue a bateria com o motor funcionando, se o fizer correrá um grande risco de quimar o alternador e o regulador de voltagem, eles não possuem força suficiente para segurar o tranco sozinhos, jamais façam isso, o custo depois será alto.

Se alguém com mais conhecimento tiver o interesse em ajudar nesse tópico, por favor deixe o comentário.

Abraços,

Junior Scartezini

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